segunda-feira, setembro 17, 2007

O Queer Lisboa



Esta a decorrer em Lisboa «O Queer Lisboa - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa", que vai na sua 11.ª edição e termina no próximo dia 22 de Setembro. O Cinema S. Jorge será palco mais uma vez para este festival que apresenta, pela primeira vez, uma retrospectiva de uma Cinematografia Gay Portuguesa. O Queer Lisboa 11, uma nomenclatura que de acordo com a Direcção do evento é “mais abrangente e mais fiel em relação ao que é a programação do festival”, seleccionou 88 títulos, de um universo de mais de 300 filmes na sua maioria de 2006 e 2007.“O festival prossegue a sua aposta central nas secções competitivas para Melhor Longa-Metragem, Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem”.

Estivemos presentes na sessão de abertura em que foi projectada a longa-metragem "A Casa de Alice", um filme brasileiro.

Outro destaque da programação é a Secção Queer Pop, dedicada às expressões queer na música; dentro serão apresentados dois documentários, bem como três programas de telediscos.

O festival vai promover ainda três debates.

Para aqueles que poderem passar por lá recomendamos.

2 comentários:

Aida disse...

Pois...Só lamento que o filme, apesar de ser bom e extremamente realista, não aborde, a meu ver, o tema do Festival. Mas foi apenas o primeiro de muitos. Vamos ver e aguardar com serenidade.

Anónimo disse...

Fiquei ontem a saber durante a cerimónia de encerramento do QUEER LISBOA 11 que este festival está, em termos de audiência, ao nível do Festival homólogo de Paris (mais de 6.000 espectadores). Portanto , estamos de parabéns!
Creio que a chave do sucesso está na programação do festival, que incluiu filmes bem mais abrangentes do que a temática específica Gay & Lesbian (embora este seja, assumidamente, o posicionamento do festival).
Até ao momento, nenhum dos filmes que esteve no festival tem distribuição em Portugal portanto é assim que se esgota a possibilidade de vermos excelentes obras como BUBBLE, GLUE e SOLANGE noutras salas.
Este ano celebra-se a IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA TODOS, independentemente da raça, etnia, religião, orientação sexual, deficiência, etc. e já é tempo de deixarmos de ser ignorante e acharmos que este tipo de eventos é só para gays e lésbicas ou que os mesmos acabam por funcionar como uma espécie de auto-segregação. Estes filmes nem sempre são fáceis mas têm públicos para todas as orientações sexuais – SÃO PARA TODOS!
O QUEER LISBOA e o INDIE LISBOA são os dois festivais de cinema mais importantes da cidade, e para o ano lá estarei e se possível para ver muitos, e bons, filmes!
SR