sexta-feira, novembro 23, 2007

"Fernando Pessoa"

Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar numa flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.
Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei da verdade e sou feliz.

Alberto Caeiro

Um dos meus poemas preferidos do heterónimo de Fernando Pessoa, (Alberto Caeiro), poema que muitas vezes tive de ler..., reler..., analisar..., descrever...., interpretar o seu conteúdo poético e literário...já lá vão muitos anos..., foi no meu 12º ano..., disciplina que eu adorava e estudava com prazer e que passados todos estes anos decidi retomar..., quando o "bichinho ataca, nunca mais larga"!

1 comentário:

Orlando Gonçalves disse...

Eu também dei fernado Pessoa na escola, tenho a dizer que não é dos poetas que mais gosto, nem de longe nem de perto, mas existem alguns poemas, talvéz por serem mais conhecidos, que nos vão ficando mais no ouvido e até passamos a gostar. É o caso deste. Dos heterónimos do Fernando Pessoa talvéz do que mais goste seja mesmo o Alvaro de Campos.